assets-25

Grade curricular 

 

 

assets-23

Investimento

A Partir de: R$ 789,82

assets-22

Duração

10 Períodos 

percentual

Desconto

De até 50% para Transferência externa e Portador de diploma.

(Consulte o edital)

O que é?

A fonoaudiologia é a área profissional voltada à comunicação humana. O fonoaudiólogo atua com prevenção, avaliação e tratamento nas áreas de voz, linguagem, audição, motricidade orofacial e disfagia. Pode ainda atuar no contexto da saúde coletiva e da fonoaudiologia educacional.

O que faz um Fonoaudiólogo?

Um Fonoaudiólogo é responsável por identificar e tratar problemas de comunicação humana. A surdez, a gagueira e a diccção incorreta são exemplos deles. O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece 11 áreas de atuação para esse profissional. São elas:

  1. Audiologia: Área responsável pela elaboração de programas de profilaxia e divulgação da saúde auditiva. Também realiza reabilitações e diagnósticos audiológicos, bem como seleciona e faz a adaptação de próteses auditivas;
  2. Linguagem: Essa área é responsável pelo cuidado com problemas na fala e na escrita;
  3. Motricidade orofacial: Área responsável pela profilaxia, identificação, habilitação e reabilitação de funções que se relacionam com a respiração, sucção, mastigação, articulação da fala e deglutição. Também se ocupa em aperfeiçoar padrões de fala e estética da face.
  4. Saúde coletiva: Esse profissional constrói estratégias de planejamento e gestão. Também oferece atenção à saúde tendo como referência diagnóstico de populações.
  5. Voz: Cuida do tratamento completo da voz cantada e falada. É responsável também por acompanhar a postura vocal de profissionais como professores, jornalistas, locutores e cantores.
  6. Disfagia: Se ocupa de pacientes com problemas na deglutição
  7. Fonoaudiologia educacional: Promove, melhora e trabalha na prevenção de alterações da motricidade orofacial e voz, audição e linguagem oral e escrita. Essa área beneficia o processo de aprendizagem.
  8. Gerontologia: Se ocupa de problemas relacionados à deglutição, linguagem, fala, audição, equilíbrio, voz e motricidade orofacial em pessoas idosas
  9. Fonoaudiologia neurofuncional: Se ocupa do cuidado e tratamento de pessoas com alterações neurofuncionais, amenizando sequelas no sistema nervoso
  10. Fonoaudiologia do trabalho: O profissional dessa área desenvolve programas de conservação auditiva e faz o diagnóstico de riscos fisiológicos em situações reais.       Além disso, também permite a permanência no trabalho sem restringir as atividades profissionais
  11. Neuropsicologia: Se ocupa dos problemas que afetam a comunicação dos seres humanos e a sua relação com a cognição

Sobre o curso

O curso de Fonoaudiologia prepara profissionais com sólida formação intelectual e acadêmica, sustentando-se em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O curso tem como diferencial o fato de os alunos, a partir do 5º período, estarem inseridos em estágios na Clínica Escola, em Unidades Básica de Saúde, Hospitais e escolas conveniadas, vivenciando teoria e prática, garantindo, assim, a melhor formação.

O mercado de trabalho do fonoaudiólogo é bastante vasto, abrangendo hospitais, clínicas, homecare, consultório particular, telecomunicações, escolas, empresas, orientação e aperfeiçoamento da voz para cantores e atores, entre outros.

Carreira

  • Linguagem;
  • Voz;
  • Audiologia;
  • Motricidade Orofacial; Fonoaudiologia Educacional; Disfagia;
  • Saúde Coletiva.

 

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.